Círculo de fundo bege e borda preta com um desenho de bermbau colorido

Na ludicidade da capoeira

Uma produção inédita da Berinb'artes Produções

Sinopse:

Na ludicidade da Capoeira" é um passeio por elementos dessa cultura popular Afro brasileira e sua riqueza imensurável. A abordagem é realizada por meio de  três videoaulas divididas em instrumentos musicais, letras das músicas e movimentação corporal básica.

Ficha técnica:

 

Apresentação dos instrumentos, músicas e moviementos

Leonardo Lopes e Gabriela Pardim
 

Filmagens

Leonardo Lopes e Gabriela Pardim
 

Edição

Gabriela Pardim
 

Intérprete de Libras

Karina Zonzini

Um pouco mais:

Nestas videoaulas são apresentados os instrumentos musicais presentes na roda de Capoeira, suas origens, ritmos e breve história.  As letras das músicas e sua ligação com a natureza, a defesa da igualdade de gênero  e o cultivo da memória como força motriz da promoção da identidade racial.

 

Em consonância com a aplicação da lei 10.639/2003, que versa sobre a obrigatoriedade da implementação da temática "História e cultura Afro-Brasileira e Africana" na rede de ensino, as/os convidamos para entrar na ginga, na ludicidade e alegria da Capoeira.

Sentimos que a maioria dos materiais comumente produzidos não são direcionados para pessoas com deficiências. Foi um exercício muito especial para nós produzir algo com essa preocupação, pensando nas pessoas com deficiência auditiva. Percebemos que quando o material não contempla acessibilidade de conteúdo, mantêm-se os privilégios construídos pela sociedade, que tendem a excluir e não agrupar, unir. Olhar para detalhes de como transmitir nossos conhecimentos, nos fez querer nos abrir mais para esse processo de   conscientização, nos perceber e preparar mais para interagir e integrar.

 

Na videoaula músicas, no item Capoeira e identidade utilizamos trecho de um filme de Alceu Maynard para a revista Veja o Brasil gravado no ano de 1950  com um dos maiores ícones da história da Capoeira, Vicente Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha (1889 - 1981). O documento é considerado o primeiro registro audiovisual de uma criança do sexo feminino na Capoeira, trata-se de ninguém menos que a cineasta e ativista social baiana, radicada no Rio de Janeiro Cely Leal. Para ver o filme completo copie e cole esse endereço no navegador:

https://www.youtube.com/watch?v=FCtq7C2_7fU.

Berimb'artes Produções

Berimb'artes Produções é uma parceria de vida e sonhos construída há 15 anos no jogo de Angola. Composta por Gabriela Pardim, Cientista da Computação e Trenel de Capoeira e Leonardo Lopes, Pedagogo e Contramestre de Capoeira. A produtora realiza eventos, elabora e desenvolve projetos culturais, ministra aulas, oficinas e workshops e produz instrumentos musicais da Capoeira.

Endereços virtuais:

FACEBOOK - @berimbartes

INSTAGRAM - @gabi_pardim

Círculo de borda vermelha com um homem pardo de cabelo enrolado volumoso e barba falha, camiseta branca, olhando para a câmera com leve sorriso.
Círculo de borda vermelha com uma mulher branca de cabelo longo preto e preso, boca semi aberta e com camiseta branca.