
.png)
Lá no Quintal do Joaquim
Uma produção inédita do Grupo DiDanDa
Sinopse:
No quintal de Joaquim a gente pode brincar de esconde-esconde, de dançar, tocar música, de imitar os bichos, de fazer bolha de sabão, até de desenhar. Tudo pode no quintal de Joaquim, vem comigo também brincar!
Ficha técnica:
Direção, concepção, intérprete-criadora, audiodescritora, legendadora e edição
Daniella Forchetti
Músicos e sonoplastas
Uirá Kuhlmamm e Guegué
Operador de câmera
Uirá Kuhlmamm
Intérprete de libras
Karina Zonzine
Consultor em audiodescrição
Vilson Zattera
Produção
M&M Acessibilidade Cultural
Um pouco mais:
Esse trabalho foi criado baseado nas pesquisas desenvolvidas por Daniella em arte, inclusão e acessibilidade. Os recursos de audiodescrição (descrição de imagens para pessoas com deficiência visual), a legenda para surdos e ensurdecidos (com marcadores de som e fala) e a Língua Brasileira de Sinais (voltada para o público surdo) fazem parte da criação poética e foram pensados em ser apresentados numa linguagem acessível para o público infantil, de forma lúdica. Esses recursos de acessibilidade também são facilitadores para a compreensão de crianças com outras deficiências como a intelectual, neuro-motoras, com deficit de atenção, dentro do espectro do autismo. As crianças vão poder entrar em contato com um conteúdo pensado para todo o público infantil, aqui ninguém fica de fora. São práticas simples que podem inspirar as crianças a conhecer a diversidade no mundo e também alimentar seu mundo imaginário, já que durante esse tempo de pandemia o afastamento social está presente no nosso dia-a-dia.
Como muitas crianças estão privadas do acesso a parques e praças, o vídeo também foi idealizado para que elas se re-conectem à natureza. Quintal de Joaquim foi gravado no distrito de Joaquim Egídeo, que pertence à cidade de Campinas, um refúgio para muitos moradores da região. Respirar, relaxar, brincar e encontrar alternativas para que nestes tempos de relacionamentos online possamos semear um mundo melhor para vivermos em ComumUnidade.

.png)

Grupo DiDanDa
Daniella é diretora e intérprete-criadora do grupo DiDanDa (Dilaran, uma palavra em hindi + Dan de dança + Da de Daniella) e para esse trabalho ela criou uma proposição em família. Da cidade de São Paulo, vieram morar em Campinas há quatro anos para que ela pudesse fazer seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena pela Unicamp e, cultivar mais qualidade de vida numa cidade do interior. Ela é pesquisadora em dança, inclusão e acessibilidade. Também é especialista em Audiodescrição pela UFJF e Fonoaudióloga pela PUC/SP, fundadora do Música e Movimento Acessibilidade Cultural.
Uirá Kuhlmann, marido de Daniella, é consultor em educação musical para educadores em geral e Diretor da Empresa Música e Movimento - Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Musical Ativa. Licenciado em Educação Musical pela UFSCar e Graduado em Orff/Schulwerk pela San Francisco School.
Do encontro da Música e do Movimento veio Guegué, filho de Dani e Uirá, que nasceu com um quadro neurológico e trouxe muitas alegrias para a família. Neste projeto ele estreia como músico e sonoplasta e a família está orgulhosa por isso!
Antes da pandemia, a família viajava pelo mundo dando consultoria. Hoje, de forma online, desenvolvem projetos no campo da formação de educadores, artistas, terapeutas e famílias. Seguem em frente, todes juntes!
Endereços virtuais:
BLOG - daniellaforchetti.blogspot.com
INSTAGRAM DANIELA - @dani_forchetti_acesso_cultural
INSTAGRAM UIRÁ - @musica_e_movimento
FACEBOOK DIDANDA - @didandadancaexperimental
FACEBOOK M&M - @MMacessibilidadecultural

