Arfredo

Brincando e Aprendendo

Círculo de fundo bege e borda preta com um desenho de catavento laranja e verde.

Uma produção inédita da Esquina Cômica

Sinopse:

Temos um desafio! Você consegue capturar um pedaço de ar, conversar e brincar com ele? Nós conseguimos e você também consegue! Conheça nesse vídeo o Arfredo e as histórias de onde ele passou e das pessoas que conheceu. Vamos brincar?

Ficha técnica:

Concepção e realização

Pamela Leoni e Allan Ortega
 

Artista convidado

Pedro Ivo
 

Intérprete de Libras

Karina Zonzini
 

Voz no rádio e trilha sonora no "Show dos Ventos"

Victor Martim Silva Ferreira

Inspiração para o "Show dos Ventos"

Conto "A Convenção dos Ventos", de Ana Primavesi
 

Músicas

"Bem-te-flor", "Montanha", "Funil" e "Charivari", do grupo Circo da Silva
 

Orientações em agroecologia

Guilherme Pousada
 

Participações especiais

Alë Vilhena, Bruna Lopes, Cristiano Martins, Dudu Ferraz, Francisco Silva, Gael Rodrigues, Greice Miotello, Guegué, Ícaro Leme, Joaquim Lins, Laura Ribeiro, Luiza Carvalho, Maitã Argolo, Miralua Argolo, Maria Carolina Miotello, Maria Flor Lins, Maria Sereia Heider, Maria Sophia Ribeiro, Martina Silva Ferreira, Miguel Carvalho, Olívia Lima Chabes, Pamella Villanova, Pedro Ribeiro, Paulo Lima Chabes, Vitor Machado e Victor Martim Silva Ferreira.

Agradecimentos

Roberto Mercúrio, Benoît Roullé, Gabriela Neves, Família Canta Conto e todas as famílias que aceitaram participar desta obra.

Um pouco mais:

Pamela Leoni e Allan Ortega criaram a história de Arfredo e produziram esse vídeo para introduzir de forma divertida algumas formas de brincar com o corpo, de dançar, de meditar, de cuidar do nosso planeta, de se relacionar com alimentos saudáveis, de perceber a ligação que existe entre todos os seres e a natureza.

A primeira inspiração desse trabalho foi o elemento ar, pois existia um projeto anterior de realizar uma série voltada ao público infantil sobre os quatro elementos da natureza. (Inclusive o vídeo sobre a água se chama Vida Gota, caso tenha interesse em assistir, nos escreva que te enviamos o link)

 

Agroecologia

 

Uma grande inspiração foi a Agroecologia, uma ciência que aborda a relação do ser humano com a Terra. A agroecologia busca garantir que a comida que chega até a sua casa seja sem venenos, cultivada pela agricultura familiar e sem comprometer a natureza. Entre muitas coisas, ela é uma prática que cuida do ar e das vegetações para que poluentes e ventos não prejudiquem a vida da e na Terra.

As árvores e a floresta tem uma relação interessante com o vento: elas interferem na sua direção, na sua temperatura, mudam a sua velocidade e, assim, protegem as pessoas e os espaços de prejuízos que vários tipos de vento podem causar. Então é muito importante que se protejam as florestas e que se plante em sintonia com as dinâmicas da natureza. Esse é um saber que precisa ser cultivado!

Isso a obra "Arfredo" aborda de uma forma leve e lúdica, graças ao apoio do agroecólogo Guilherme Pousada e da inspiração no livro "A Convenção dos Ventos - Agroecologia em contos" , de Ana Primavesi.

A criação da história

 

Essa história foi criada de forma espontânea e através de conversas virtuais entre Pam e Allan. Foi um processo muito prazeroso e que todo mundo pode fazer com quem está convivendo ou em uma ligação telefônica! A imaginação dá pro ser humano a arte, a beleza, a felicidade e cria símbolos que dão sentido e positividade para a vida. Se você criar uma história e quiser mostrar pra gente, mande lá no instagram ou no nosso site!!!

 

A palhaçaria

 

A maior pesquisa da Esquina Cômica é a palhaçaria, um viés de comicidade, sutileza e conexão verdadeira, e que não se resume apenas ao nariz vermelho. Neste trabalho as lógicas de palhaçaria estão presentes nas estrutura do texto, na elaboração das cenas e mecanismos de filmagem, na criação de elementos cênicos (como o rádio), na elaboração das brincadeiras propostas… A palhaçaria se aproxima da curiosidade, liberdade e inventividade que a infância tem em sua essência. Então, se está difícil se soltar aí na sua casa, que tal brincar de palhaçaria? Todo mundo pode! E quando der, conheça ao vivo a Esquina Cômica, ou o Allan e a Pam, ou o palhaço Billy e a palhaça Papoula!!


 

E quem eram as crianças e adultos do vídeo?!

 

É muito bom chamar as pessoas queridas para participarem do que fazemos, não é? E nesse trabalho isso foi feito virtualmente! Muitas pessoas gentilmente gravaram de suas casas algumas cenas do roteiro e foram parte fundamental dessa obra! "Arfredo" não é apenas Esquina Cômica, é também o sorriso e brincadeira de uma diversidade de pessoas queridas que se juntaram para fazer um vídeo com diversidade e representatividade. Os convidados que mais participaram foram o Pedro Ivo, cujo trabalho artístico e estilo de vida têm muita sintonia com o que a Esquina Cômica queria mostrar com "Arfredo", e Victor Martim, que por ser companheiro de Pamela estava por perto e emprestou seus dons artísticos!

 

Acessibilidade

 

"Arfredo" tem Libras pela intérprete Karina Zonzini e isso é magnífico! É uma alegria poder acessar a comunidade surda e criar vínculos com novas pessoas. A Karina é parte da obra, parte das brincadeiras, e não apenas traduz o que é dito. Agora sempre que possível a Esquina Cômica fará seus trabalhos com recursos que os tornem acessíveis para o maior número de pessoas possíveis!

Esquina Cômica

Esquina Cômica é uma dupla de artistas da cena que trabalha para públicos de todas as idades; é o ponto de encontro entre os trabalhos de Allan Ortega e Pamela Leoni; é onde as ruas se encontram para que os caminhos fiquem mais alegres, afetuosos e sensíveis. 

 

Com espetáculos diversificados, intervenções e oficinas, Pamela e Allan chegam em cada vez mais públicos e fortalecem o sonho e a realização de uma sociedade onde as pessoas riem, inventam, questionam, refletem, contemplam sem preconceitos e reconhecem o melhor umas das outras; tudo isso juntas e com a inspiração de experiências artísticas.

 

O trabalho de parceria em cena e apoio mútuo entre estes dois artistas existe desde 2017, mas só em 2020 essa união foi nomeada Esquina Cômica. Todos os trabalhos solos já existentes no repertório de Cia Laleoni e Palhaço Billy agora também integram o repertório da dupla, juntamente com os trabalhos conjuntos que tendem a crescer cada vez mais! 

 

A principal linguagem pesquisada por ambos é a palhaçaria, buscando as intersecções do circo, do teatro e da arte de rua. Essa comicidade e poética têm acompanhado a dupla em atuações por teatros, praças, picadeiros, espaços culturais, hospitais, eventos diversos e agora em atrações online também! 

Endereços virtuais:

SITE - esquinacomica.com

INSTAGRAM - @esquinacomica

INSTAGRAM - @palhacobilly

INSTAGRAM - @cialaleoni

Círculo de borda vermelha com um homem branco, de cabelo bagunçado, brincos de argola e camiseta preta com flores coloridas, em frente uma parede branca, sorrindo.
Círculo de borda vermelha com uma mulher branca de cabelo preto curto, bricos grands de argola, colares e camiseta preta, em frente a uma parede branca, sorrindo.