Círculo de fundo bege e borda preta com uma desoura verde e azul dentro

A Caixa Mágica

Uma produção inédita do Coletivo Passarinha

Sinopse:

Pirulita e Pouca Sombra, com a ajuda de uma Mãozinha amiga, fazem brincadeiras artísticas com objetos que seriam jogados fora! Existe jogar fora? Fora de onde? O que fazer com tanto material descartado? Será possível brincar com ele?

Ficha técnica:

 

Texto, direção, produção e edição

Coletivo Passarinha
 

Elenco

Maria Carolina Thomé (Pirulita), Miguel Matoso (Pouca Sombra) e Sarah Gregorio (Mãozinha)
 

Intérprete de Libras

Karina Zonzini
 

Apoio

Toqô Estúdio

Um pouco mais:

Esse vídeo é um desdobramento do trabalho realizado pelo grupo desde 2015 em escolas públicas de diversos estados brasileiros. Orientadas pelo questionamento da cultura do consumo e do descarte, o grupo propõe levantar questionamentos tais como: Existe jogar fora? Fora de onde? O que estamos consumindo? O que podemos fazer com esses materiais? Nesse período que estamos vivendo, como propor brincadeira simples e criativas dentro de casa? Como propor um uso mais consciente das telas?

A linguagem que conduz esse trabalho é a ressignificação de materiais descartados, com criatividade por meio da ludicidade e palhaçaria. Com indicação etária para crianças de zero a cem anos, a proposta central é brincarmos juntos. Os mais experientes assumem em suas casas o papel da personagem Mãozinha, sendo ela uma pessoa mais experiente que conduz as ‘fazeções’ de arte com os cuidados necessários. Aqui elaboramos brinquedos com materiais simples que seriam “jogados fora”, utilizando ferramentas que temos em casa, como cola, tesoura e tintas. Os objetos ensinados são para nutrir a inspiração criativa dos brincantes, deixando livre a imaginação e adaptando os materiais disponíveis em cada casa. Bora brincar!

Coletivo Passarinha

Somos o Coletivo Interdisciplinar Passarinha, artistas da cena, música e design. Há anos realizamos ações de arte educação em projetos itinerantes e também cultivamos relações com territórios. Temos enorme interesse pelas crianças de zero a cem anos e suas diversas formas de brincar. Também discutimos bastante sobre as problemáticas relacionadas ao lixo e essa sociedade do consumo e do descarte - que nos apavora. Em nossa prática, circulamos por muitas escolas de educação infantil como artistas, arte educadoras e na formação de professoras.

Endereços virtuais:

INSTAGRAM - @coletivopassarinha

FACEBOOK - @coletivopassarinha